Um novo ciclo da Revista Latino-Americana de Ciências da Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v24i48.1259

Resumo

A edição nº 48 da Revista Latinoamericana de Ciências da Comunicação marca o início de um novo ciclo editorial, logo após a celebração em 2024 de seus 20 anos de existência ininterrupta. Esta edição inaugura um momento pautado pela renovação parcial de sua equipe editorial, pela adoção do sistema de normalização APA e por uma nova estrutura editorial que privilegia a publicação de dossiês temáticos, acompanhados de entrevistas, e, eventualmente, resenhas; além dos artigos livres.

Biografia do Autor

Anderson David Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Docente da Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (Cepcom/UFAL) e da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme).

Adriana Cristina Omena dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Titular na Universidade Federal de Uberlândia contemplada com bolsa produtividade em pesquisa junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui formação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestrado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Política) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Doutorado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Tecnologias) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Realizou estágio pós-doutoral em Comunicação Pública no Institute for Science, Society and Policy (ISSP) da University of Ottawa (Canadá). Desde 2020 participa da coordenação do GT 18 -Ética, Libertad de Expresión y Derecho a la Comunicación junto à Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación ALAIC. Desde 2021 participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) com ações na pesquisa Technoscientific Issues in the Public Sphere (TIPS) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de Padova (Italia). Em junho de 2024 assumiu como editora geral da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, editada pela ALAIC - Associação Latino-Americana de Pesquisadores da Comunicação. Atualmente é docente no curso de Jornalismo, faz parte do quadro de docentes do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE (mestrado profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED (mestrado e doutorado) todos na Universidade Federal de Uberlândia, além de ser editora geral da Revista Paradoxos (PPGCE) e líder do grupo de pesquisa CPCienTE - Interfaces em Comunicação Pública da Ciência, Tecnologias e Educação na mesma instituição. É membro da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM, com mandato na Diretoria Cultural no triênio 2014 - 2017, na Diretoria de Documentação e Memória no triênio 2017- 2020, na Diretoria Administrativa no triênio 2020-2023 e no Conselho Fiscal no triênio 2023-2026. Em 2024 assumiu como diretora adjunta de Comunicação da Associación Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación. 

Downloads

Publicado

19.07.2025

Como Citar

GOMES DOS SANTOS, A. D.; OMENA DOS SANTOS, A. C. Um novo ciclo da Revista Latino-Americana de Ciências da Comunicação. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 24, n. 48, 2025. DOI: 10.55738/alaic.v24i48.1259. Disponível em: https://www.revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1259. Acesso em: 9 out. 2026.

Edição

Seção

Apresentação do dossiê temático / Presentación del dossier temático