POR UMA PRÁTICA METODOLÓGICA SITUADA NA COMUNICAÇÃO

REFLEXÕES FEMINISTAS A PARTIR DA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v25i52.1420

Palavras-chave:

Etnografia da afetação, Metodologia feminista, Comunicação, Interseccionalidade

Resumo

Este artigo propõe e sistematiza uma reflexão metodológica situada no campo da Comunicação a partir de uma pesquisa desenvolvida em programas de pós-graduação localizados nos “Brasis Preteridos”. Ancorado em perspectivas feministas interseccionais, o texto problematiza a compreensão do método como um conjunto de procedimentos técnicos e propõe seu deslocamento para o campo relacional, ético e político. O artigo sustenta que a etnografia, quando compreendida como experiência implicada, tensiona a noção de neutralidade científica e evidencia o saber corporificado, a centralidade da escuta e da intersubjetividade na produção do conhecimento.

Biografia do Autor

Jússia Carvalho Ventura, Universidade Federal do Pará UFPA

Doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Comunicação pela UFPA. Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante da Rede Alteridades e dos Grupos de pesquisa GENI.

Renata Malta, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível C . Professora do Departamento de Comunicação Social da UFS e do PPPGCOM da UFS. Coordenadora no Grupo de Pesquisa GENI - Gênero e Interseccionalidades na Comunicação. Pós- Doutorado na Universidad de Sevilla (España). Pós-doutorado em andamento na Universidad Autónoma de Yucatán (México).

Eloy Vieira, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/Brasil). Com estágio de pós-doutorade e Professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe - PPGCOM/UFS (São Cristóvão/Brasil). Integrante da Rede Alteridades e dos Grupos de Pesquisa Cultpop e GENI.

Downloads

Publicado

19.10.2026

Como Citar

VENTURA, J. C. da S. .; BARRETO MALTA, R.; SANTOS VIEIRA, E. POR UMA PRÁTICA METODOLÓGICA SITUADA NA COMUNICAÇÃO: REFLEXÕES FEMINISTAS A PARTIR DA PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 25, n. 52, 2026. DOI: 10.55738/alaic.v25i52.1420. Disponível em: https://www.revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1420. Acesso em: 19 out. 2026.