De la creación a los retos de una revista latinoamericana

Entrevista con Margarida Maria Krohling Kunsch, creadora de la Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v24i48.1253

Palabras clave:

América Latina, Divulgação Científica, associações científicas, ALAIC

Resumen

Profesora emérita e investigadora de la Escuela de Comunicación y Artes de la Universidad de São Paulo (ECA-USP) - que dirigió entre 2013 y 2017 -, Margarida Maria Krohling Kunsch tiene una trayectoria académica relevante para el desarrollo del campo de la Comunicación en América Latina. Entre otras actividades, fue editora en jefe de esta Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación desde su creación en 2004 hasta el año pasado.

En la primera edición sin su colaboración directa, el nuevo comité editorial decidió que sería relevante tener una entrevista con ella para conversar sobre los desafíos editoriales que han marcado la constitución estructural y la solidez de nuestra Revista.

Biografía del autor/a

Anderson David Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Profesor de la Unidad Educativa Santana do Ipanema/Campus Sertão de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL). Doctora en Comunicación por la Universidad de Brasilia (UnB). Miembro del grupo de investigación Crítica de la Economía Política de la Comunicación (Cepcom/UFAL) y de la Red Nordeste de Estudios en Medios y Deporte (ReNEme).

Adriana Cristina Omena dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Titular na Universidade Federal de Uberlândia contemplada com bolsa produtividade em pesquisa junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui formação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestrado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Política) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Doutorado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Tecnologias) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Realizou estágio pós-doutoral em Comunicação Pública no Institute for Science, Society and Policy (ISSP) da University of Ottawa (Canadá). Desde 2020 participa da coordenação do GT 18 -Ética, Libertad de Expresión y Derecho a la Comunicación junto à Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación ALAIC. Desde 2021 participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) com ações na pesquisa Technoscientific Issues in the Public Sphere (TIPS) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de Padova (Italia). Em junho de 2024 assumiu como editora geral da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, editada pela ALAIC - Associação Latino-Americana de Pesquisadores da Comunicação. Atualmente é docente no curso de Jornalismo, faz parte do quadro de docentes do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE (mestrado profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED (mestrado e doutorado) todos na Universidade Federal de Uberlândia, além de ser editora geral da Revista Paradoxos (PPGCE) e líder do grupo de pesquisa CPCienTE - Interfaces em Comunicação Pública da Ciência, Tecnologias e Educação na mesma instituição. É membro da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM, com mandato no Conselho Fiscal no triênio 2023-2026. Em 2024 assumiu como diretora adjunta de Comunicação da Associación Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación.

Publicado

19.07.2025

Cómo citar

GOMES DOS SANTOS, A. D.; OMENA DOS SANTOS, A. C. De la creación a los retos de una revista latinoamericana: Entrevista con Margarida Maria Krohling Kunsch, creadora de la Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 24, n. 48, 2025. DOI: 10.55738/alaic.v24i48.1253. Disponível em: https://www.revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1253. Acesso em: 9 oct. 2026.